"Educação não é o quanto você tem guardado na memória, nem mesmo o quanto você sabe. É ser capaz de diferenciar entre o que você sabe e o que você não sabe." (Anatole France)

15 de jun. de 2011

Tipos de ditado

DITADO ORAL PELO PROFESSOR:

Palavras, frases ou pequenos textos: o ditado deve conter no máximo 5 ou 6 palavras, se for de frase, que seja de apenas uma; se for de textos que seja uma quadrinha, uma estrofe ou refrão de uma música... (é importante que o conteúdo do ditado esteja contextualizado e tenha significado para o aluno).
 
DITADO COM LETRAS TROCADAS:

O professor dita uma palavra (GATO) e depois dita outras duas ou três em que os alunos terão que trocar apenas uma letra ou uma sílaba. Exemplo: GATO, RATO, PATO; NELA, TELA, SELA, GELA, DELA; CASA, LISA, PISA...
Ao realizar a análise das palavras no quadro, é importante que o professor chame a atenção dos alunos para as semelhanças e diferenças entre as palavras.
 
DITADO DE LACUNAS:

Os alunos recebem um texto significativo (músicas, quadrinhas, parlendas, receitas, poesias, poemas...) com algumas lacunas. O professor, junto com os alunos vai lendo o texto. Ao ouvirem o que deve preencher as lacunas, os alunos devem escrever as palavras, e a escrita das mesmas será analisada logo após a atividade.

DITADO DE NOMES

Colocar num “saquinho” os nomes dos alunos da turma.
Sortear 3 desses nomes para os alunos escreverem.
 
DITADO COM IMAGENSO professor mostra gravuras ou objetos e as crianças escrevem a palavra.
Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.
 
DITADO RELÂMPAGOEste ditado visa principalmente ao treino das dificuldades ortográficas.
Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro.
O aluno lê a palavra.
O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
Depois, o professor mostra a palavra.
 
DITADO COCHICHOO professor mostra a palavra numa ficha ou escreve no quadro.
Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação.
Os alunos lêem a palavra em voz alta.
Os alunos escrevem a palavra.
Depois, conferem se escreveram a palavra certa.
 
DITADO EM DUPLASO professor seleciona um pequeno trecho que deverá ser ditado e organiza a turma em duplas heterogêneas, envolvendo os alunos com maior ou menor facilidade em ortografia. Quem tem maior dificuldade dita primeiro. Além de ditar, o aluno deve também acompanhar o que o colega está escrevendo e apontar os erros que for encontrando. Depois quem escreveu primeiro dita ao outro o mesmo texto. Isso permite que a criança com mais dificuldades possa obter melhores resultados e se encoraje para aceitar novos desafios.
 
DITADO RELÂMPAGO DE FRASE
A professora escreve uma frase e pede que leiam. Em seguida, apaga a frase e pede que escrevam.


0 comentários:

Postar um comentário